Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

2 Vou começar o tratamento

Este é um momento muito importante na jornada. É aqui que o seu médico irá escolher a melhor estratégia para seu caso dentre os diversos tipos de tratamentos disponíveis para combater o câncer, inclusive, podendo haver combinação entre eles. Neste contexto, a nutrição pode ser uma grande aliada, porque ela deixa seu organismo mais forte e preparado para este momento.

vou começar o tratamento

Os principais tratamentos

Cirurgia

Tem o objetivo de retirar totalmente o tumor ou reduzir a quantidade de células tumorais e aliviar sintomas. Algumas medidas importantes que podem reduzir o risco de complicação cirúrgica.

Quimioterapia

Feita através de medicamentos que podem ser ingeridos ou administrados por veias, artérias e músculos. Conseguem alcançar células cancerígenas em qualquer região do corpo. Para cada caso existe um tipo de medicamento quimioterápico diferente e seus efeitos colaterais podem variar, por isso, é importante conversar com seu médico e evitar a automedicação.

Radioterapia

Na radioterapia são utilizadas radiações ionizantes, como por exemplo o raio-x, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Como as radiações são direcionadas apenas no local do tumor, este tratamento tem uma maior precisão se comparado à quimioterapia. Sua aplicação é indolor, mas posteriormente podem surgir efeitos colaterais que provoquem dor.

Saiba mais sobre o tema

O paciente com câncer não precisa enfrentar o problema sozinho.

Posso fazer exercícios físicos quando estiver em tratamento?

Posso fazer exercícios físicos quando estiver em tratamento?

Saiba mais
Sintomas e sinais de emergência: quando correr para o hospital?

Sintomas e sinais de emergência: quando correr para o hospital?

Você sabe o que é uma emergência oncológica?

Emergências oncológicas são situações incomuns na pessoa com câncer, que podem ser causadas pela própria doença ou pelo tratamento e, que necessitam de um atendimento médico imediato para evitar maiores problemas. 1

Saiba mais
Imunoterapia

Imunoterapia

O tratamento do câncer vem evoluindo com o surgimento de novos tipos de medicações e estratégias de tratamento ao longo das últimas décadas. Neste contexto, a imunoterapia tem emergido como uma importante ferramenta no tratamento de vários tipos de câncer, ao lado de outras modalidades como quimioterapia, terapia-alvo, hormonioterapia, além de a cirurgia e radioterapia.

Saiba mais
Tratamentos oncológicos orais

Tratamentos oncológicos orais

Apesar de genericamente englobadas sob o termo quimioterapia oral, as terapias oncológicas administradas por via oral, através de cápsulas ou comprimidos, representam uma gama de diferentes classes de medicamentos, incluindo não apenas os quimioterápicos propriamente ditos, mas também os agentes hormonais, as drogas-alvo e os agente imunomoduladores. Devido aos diferentes mecanismos de ação, efeitos colaterais e particularidades na administração de cada uma dessas medicações, é importante que haja uma clara troca de informações entre a equipe de cuidados médicos e os pacientes antes do início do tratamento, para assegurar não apenas maior segurança, como também maior aderência, e consequentemente eficácia, do plano terapêutico proposto.

Saiba mais
Conheça Mais sobre os Tipos de Nutrição

Conheça Mais sobre os Tipos de Nutrição

Os alimentos que consumimos, são divididos em dois grandes grupos: macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são basicamente proteínas, gorduras e carboidratos. Já os micronutrientes, são as vitaminas e minerais. E quando ocorre uma falta desses nutrientes, ocorre o que chamamos de desnutrição.

Saiba mais
Importância da Nutrição no Resultado das Cirurgias

Importância da Nutrição no Resultado das Cirurgias

Todo procedimento cirúrgico, por menor que seja, envolve muitas variáveis que interfere no seu sucesso E, por isso, todo cuidado e o máximo de preparação devem ser tomados para inimizar os riscos e maximizar a segurança dos pacientes.

Saiba mais
Subir