Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

3 Convivendo com os efeitos colaterais

Em geral, o tratamento oncológico e até a própria doença, podem causar inúmeros efeitos colaterais no paciente, como perda de apetite ou de paladar, náusea/vômito, diarreia, constipação, boca seca, fadiga, entre outros. Mas uma terapia nutricional adequada pode ajudar a contornar boa parte deles. Conheça os principais recursos da nutrição oncológica para alívio dos sintomas e efeitos colaterais além de fortalecer o organismo para enfrentar a doença.

convivendo com os efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais

Mucosite (Feridas na boca e garganta)

Inflamações que provocam feridas dolorosas nas partes internas da boca e garganta. Pode ser um efeito da quimioterapia e/ou radioterapia, afetando significamente a sua capacidade de mastigar e engolir alimentos. Evite bebidas e alimentos tartos, ácidos ou salgados.

Dificuldade de engolir

A dificuldade de deglutição pode também ser consequência do próprio câncer (esôfago ou garganta, que podem reduzir ou estreitar o esôfago.

Diarreia

Pode ser provocada por quimioterapia, radioterapia da região pélvica, ou transplante de medula óssea. Evite cafeína, beba bastante água para evitar desidratação, realize refeições em pequenas porções. Converse com seu médico sobre este efeito adverso.

Saiba mais sobre o tema

O paciente com câncer não precisa enfrentar o problema sozinho.

Subir