Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

2 Vou começar o tratamento

Este é um momento muito importante na jornada. É aqui que o seu médico irá escolher a melhor estratégia para seu caso dentre os diversos tipos de tratamentos disponíveis para combater o câncer, inclusive, podendo haver combinação entre eles. Neste contexto, a nutrição pode ser uma grande aliada, porque ela deixa seu organismo mais forte e preparado para este momento.

vou começar o tratamento

Os principais tratamentos

Cirurgia

Tem o objetivo de retirar totalmente o tumor ou reduzir a quantidade de células tumorais e aliviar sintomas. Algumas medidas importantes que podem reduzir o risco de complicação cirúrgica.

Quimioterapia

Feita através de medicamentos que podem ser ingeridos ou administrados por veias, artérias e músculos. Conseguem alcançar células cancerígenas em qualquer região do corpo. Para cada caso existe um tipo de medicamento quimioterápico diferente e seus efeitos colaterais podem variar, por isso, é importante conversar com seu médico e evitar a automedicação.

Radioterapia

Na radioterapia são utilizadas radiações ionizantes, como por exemplo o raio-x, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Como as radiações são direcionadas apenas no local do tumor, este tratamento tem uma maior precisão se comparado à quimioterapia. Sua aplicação é indolor, mas posteriormente podem surgir efeitos colaterais que provoquem dor.

Saiba mais sobre o tema

O paciente com câncer não precisa enfrentar o problema sozinho.

Subir