Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Voltar

O que dizer para uma pessoa com câncer e o que não dizer

Além das palavras, também é importante demonstrar apoio ouvindo com atenção.2

O que dizer para uma pessoa com câncer e o que não dizer

É comum não saber o que dizer para uma pessoa com câncer, seja alguém da família, um amigo ou mesmo um colega do trabalho. Mesmo sem ter certeza se deve abordar o assunto e como fazer isso, ficar próximo e demonstrar apoio sempre é o melhor.1,2 Porém, mais do que palavras, o importante é pensar no que a pessoa com câncer pode estar precisando e oferecer ajuda. Mas sendo prático e específico, ao invés de dizer de maneira genérica que está à disposição para qualquer coisa ou caso ela precise conversar.3

4 sugestões sobre o que dizer para uma pessoa com câncer

  • Ser sincero – quando não se sabe o que falar, o melhor é dizer isso francamente e também que se importa e quer que ela saiba disso.4
  • Demonstrar empatia – às vezes, um simples reconhecimento da situação ajuda bastante, então uma boa maneira é falar que lamenta pelo que a pessoa está passando.4
  • Ser solidário – basta pensar no que a pessoa pode precisar e oferecer ajudas específicas, como carona para o tratamento e fazer as compras para a casa dela.5
  • Deixar a pessoa conduzir – é só seguir o rumo que ela der para a conversa, não precisa ter ligação com o câncer. Ela pode querer justamente deixar as questões de saúde de lado por algum tempo.6

Mas, nem sempre é preciso falar algo. Manter contato visual, ouvir com atenção e não se distrair enquanto a pessoa fala também demonstra apoio.2

O que não dizer para uma pessoa com câncer

  • Oferecer conselho sem que a pessoa peça;1
  • Dizer que entende como ela está se sentindo;1
  • Falar sobre as mudanças físicas dela causadas pelo câncer;5
  • Relativizar o tipo de câncer dela falando de outro que seria pior;5
  • Dar informações sobre tratamentos não comprovados;5
  • Colocar a culpa pelo câncer no estilo de vida da pessoa;5
  • Perguntar sobre o prognóstico;5
  • Perguntar sobre detalhes da doença e de como a pessoa está se sentindo;6
  • Comparar o caso da pessoa com a de outra que teve câncer;6

Comentários que pessoas com câncer tiveram que enfrentar

Quando finalmente o médico permitiu que retornasse à faculdade, Debora Evellyn não imaginou que, além das questões da doença, como usar máscara para evitar infecções, também teria que lidar com os comentários negativos de alguns colegas. “Ouvi de alguns até que eu queria me fazer de coitadinha”.

“Também enfrentei reações negativas quando coloquei no ar uma página no Instagram mostrando o meu dia a dia com a doença. Criticavam as fotos que eu postava careca ou com alguma outra mudança visual e até a minha participação em eventos oncológicos da ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). Diziam que se eu estava bem para participar de evento também estava para trabalhar. Não foi fácil”!

Já Maria Elisa não ouviu críticas como as que Debora recebeu. Mas conta que também enfrentou comentários que a deixaram desconfortável, apesar de não serem mal-intencionados. “Uma amiga me perguntou: ‘menina, como você foi arrumar isso?’ Uma outra me disse naquele tom fatalista: ‘agora a sua vida vai mudar’. Eram pessoas próximas, que estavam me apoiando. Mas, às vezes, mesmo quem está perto não avalia o efeito que pode ter o que é dito”.

Outra coisa que deixou Maria Elisa pouco à vontade foi algumas pessoas não quererem falar o nome da doença. “Isso me incomodava, parecia que eu tinha que ter vergonha de estar com câncer, que eu estava marcada. Isso mexe no emocional”, avalia. Debora diz que também passou por situações semelhantes – “O câncer ainda tem um estigma muito grande, as pessoas evitam falar, por mais que a medicina tenha avançado e que muitos casos tenham cura. E quanto mais as pessoas falam dele de uma forma natural, melhor é para quem tem a doença”, conclui.

 

Referências:

1 – When Someone You Know Has Cancer. American Cancer Society. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/caregivers/when-someone-you-know-has-cancer.html. Acesso em: dezembro/2019.
2 – Talking With Someone Who Has Cancer. American Soociety of Clinical Oncology – ASCO. Disponível em: https://www.cancer.net/coping-with-cancer/talking-with-family-and-friends/talking-about-cancer/talking-with-someone-who-has-cancer. Acesso em: dezembro/2019.
3 – O que Jamais Dizer a Uma Pessoa Com Câncer. Instituto Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-jamais-dizer-a-uma-pessoa-com-cancer/10171/7/. Acesso em: dezembro/2019.
4 – 12 Things Never to Say to Someone Who Has Cancer. Cancer Research UK. Disponível em: https://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/cancer-chat/thread/12-things-never-to-say-to-someone-who-has-cancer#post-108241. Acesso em: dezembro/2019.
5 – 9 Coisas que Você Nunca Deve Falar Para Uma Pessoa Com Câncer. Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE. Disponível em: https://www.abrale.org.br/abrale-noticias/427-9-coisas-que-voce-nunca-deve-falar-para-uma-pessoa-com-cancer. Acesso em: dezembro/2019.
6 – Gavaghen M. What Not to Say to a Cancer Patient. American Association for Cancer Research – AACR. Disponível em https://www.cancertodaymag.org/Pages/cancer-talk/What-Not-to-Say-to-a-Cancer-Patient.aspx. Acesso em: dezembro/2019.

Voltar

Veja mais desse tema

Diagnóstico de Câncer: Quais alimentos devem ser evitados?

Diagnóstico de Câncer: Quais alimentos devem ser evitados?

Assim como uma alimentação saudável é capaz de melhorar e auxiliar na recuperação do estado de saúde, uma alimentação rica em alimentos inflamatórios pode piorar o estado de saúde em vários tipos de câncer.

Saiba mais
Câncer Pediátrico

Câncer Pediátrico

O câncer na infância corresponde a uma pequena parcela de todos os casos de câncer, representando entre 2 e 4% de todos os casos. Isto significa, para nosso país, nos dias de hoje, cerca de 12.500 novos casos entre 0 e 18 anos de idade (dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer – 2019).

Saiba mais
Dr. Fernando Maluf

Saiba mais sobre o Câncer com o Dr. Fernando Maluf

Saiba mais
Alimentacao e Covid

Alimentação em Tempos de COVID-19

Coronavírus não tem (ainda) remédio que o combata nem vacina que o previna. O único remédio é nossa própria capacidade de enfrentar o vírus. O exército é o nosso sistema imunológico, que tem que ser fortalecido com alimentação saudável e equilibrada, sono reparador, atividade física e cabeça boa. E, claro, ficar em casa, evitar aglomeração e usar máscaras.

Saiba mais
Como melhorar a saúde psicológica de quem passou pelo tratamento do câncer

Como melhorar a saúde psicológica de quem passou pelo tratamento do câncer

O acompanhamento psicológico e outras abordagens terapêuticas ajudam a melhorar a qualidade de vida e a evitar os sentimentos negativos após o fim do tratamento1

Saiba mais
Impacto psicológico do diagnóstico de câncer

Impacto psicológico do diagnóstico de câncer

Ansiedade, irritabilidade, apatia, depressão e desânimo são sentimentos comuns do paciente com câncer.1

Saiba mais
Subir