Gorduras boas: conheça seus benefícios após o tratamento do câncer

Após o término do tratamento do câncer, é hora de se concentrar em ficar mais forte. Cada forma de câncer é diferente e, o mesmo vale para o impacto no corpo, de pessoa para pessoa. Leva um tempo para o organismo voltar ao normal. Mas uma coisa é certa: a nutrição é tão importante na recuperação, quanto durante o tratamento.

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, por exemplo, pode ajudar na recuperação da massa muscular perdida, bem como melhorar a recuperação do sistema imunológico que está mais frágil pós-tratamento. Por isso, é essencial diminuir as chances de desenvolver outras doenças crônicas como: obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.1

Por essa razão, é importante estar atento ao consumo e ao tipo de gorduras, que é parte essencial de uma dieta saudável e equilibrada.

As gorduras estão na maioria dos alimentos, fornecem calorias, ajudam o corpo a absorver certas vitaminas e fornecem nutrientes essenciais que o corpo precisa para funcionar.2 Elas podem ser divididas como “gorduras saudáveis” e gorduras que devem ser consumidas com moderação.3

Quais são os benefícios das gorduras boas para a saúde?

Gorduras monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas são boas para a saúde de várias maneiras:

Elas podem ajudar a diminuir os triglicerídeos e níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames, além de aumentar o colesterol bom e fornecer nutrientes para ajudar a construir e manter as células do corpo.4-7

Alimentos com maiores quantidades de gorduras monoinsaturadas:7

• Nozes;
  • Abacate;
  • Óleo de canola;
  • Azeite;
  • Óleo de cártamo;
  • Óleo de girassol;
  • Óleo de amendoim e manteiga;
  • Óleo de gergelim.

Gorduras poli-insaturadas

As gorduras poli-insaturadas também podem ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode diminuir o risco de doenças cardíacas.

Há um tipo específico de gordura poli-insaturada, chamada de ácidos graxos ômega-3, que além de ser especialmente benéfica para o coração, contribui para o controle da perda de peso e retarda o crescimento de tumores.8,9

O ômega 3 tem ação em diversas células imunes, devido à sua ação anti-inflamatória, proporcionando o fortalecimento da imunidade, auxiliando na prevenção de infecções e outras doenças.9

Alimentos com maiores quantidades de gorduras poli-insaturadas:8

• Nozes;
  • Sementes de girassol;
  • Sementes de linhaça ou óleo de linhaça;
  • Peixes, como: salmão, cavala, arenque, atum e truta;
  • Óleo de milho;
  • Óleo de soja;
  • Óleo de cártamo.

E as gorduras ruins, quais são os seus malefícios?

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas devem ser consumidas com moderação. Isto porque aumentam a inflamação do organismo, principalmente quando relacionadas a carboidratos refinados. Portanto, evite o excesso de alimentos como pizza ​​e frituras.10

Gorduras trans

As gorduras trans são o pior tipo de gordura para o coração, vasos sanguíneos e resto do corpo, porque aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o colesterol bom (HDL), favorecendo o risco de doenças cardíacas.11

Essas gorduras também promovem a inflamação e contribuem para a resistência à insulina.12,13

Elas podem ser encontradas em frituras, massas, bolachas, salgadinhos processados ​​e margarina.11

Consulte um nutricionista

Para algumas pessoas, a recuperação do câncer é um bom momento para começar a pensar em dieta e estilo de vida. Se esse é o seu caso, considere consultar um nutricionista para obter recomendações individualizadas e manter um peso saudável.

1 - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estilo de vida saudável durante e após o tratamento do câncer/ Alimentação saudável https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estilo-de-vida-saudavel-durante-e-apos-o-tratamento-de-cancer-2017.pdf.
2 - Dietary fats explained https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000104.htm
3 - Fats and cholesterol https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/fats-and-cholesterol/
4 - Garg A. High-monounsaturated-fat diets for patients with diabetes mellitus: a meta-analysis. Am J Clin Nutr. 1998;67(3 Suppl):577S-582S.
5 - Perez-Martinez P, et al. Dietary fat differentially influences regulatory endothelial function during the postprandial state in patients with metabolic syndrome: from the LIPGENE study. Atherosclerosis. 2010;209(2):533-538.
6 - Schwingshackl L, Hoffmann G. Monounsaturated fatty acids and risk of cardiovascular disease: synopsis of the evidence available from systematic reviews and meta-analyses. Nutrients. 2012;4(12):1989-2007.
7 - Facts about monounsaturated fats https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000785.htm.
8 - Facts about polyunsaturated fats https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000747.htm
9 - Gutiérrez S, et al. Effects of Omega-3 Fatty Acids on Immune Cells. Int J Mol Sci. 2019;20(20):5028.
10 - de Oliveira Izar MC, et al. Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular - 2021. Arq. Bras. Cardiol. 2021;116(1):160-212.
11 - Facts about trans fats https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000786.htm
12 - Mozaffarian D, et al. Dietary intake of trans fatty acids and systemic inflammation in women. Am J Clin Nutr. 2004;79(4):606-612.
13 - Risérus U, et al. Dietary fats and prevention of type 2 diabetes. Prog Lipid Res. 2009;48(1):44-51

NHS23.0329